Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

Vantagem Comparativa vs Vantagem Competitiva – qual é a diferença?

É geralmente reconhecido que a Moçambique tem muitos recursos que a diferencia de outros países. Estas incluem uma longa costa com belas águas tropicais, vida marinha abundante, hectares de terra ideais para a agricultura, recursos hídricos abundantes para a irrigação, vastas reservas minerais de vários tipos, extensas florestas e uma variedade de vida selvagem. Todos estes potencialmente dão a Moçambique uma vantagem comparativa sobre os países que não possuem esses recursos. No entanto, uma vantagem comparativa não é a mesma como uma vantagem competitiva

Para dar um exemplo, vamos considerar a Maria. Imagine que a Maria tem uma receita para o Frango Zambeziano. É uma receita para o melhor frango zambeziano no mundo. Ela herdou de sua avó e a receita inclui uma série de ingredientes secretos que a distingue de outros pratos semelhantes. A receita de Maria, portanto, dá a ela uma vantagem comparativa em relação a outros cozinheiros, porque ela tem algo que eles não têm - uma receita com ingredientes secretos.

No entanto, para a Maria aproveitar ao máximo a vantagem que ela tem, ela tem que ser capaz de comercializar sua receita. Ele tem valor zero, salvo talvez para o gozo de sua família, a menos que ela possa torná-la numa vantagem comparativa a produzir renda para ela. A fim de fazer isso a Maria tem que ser capaz de vender o seu frango zambeziano, ela tem que levá-la para o mercado. A fim de fazer isso ela deve ser capaz de produzir o frango, usando os ingredientes que a receita exige, ela deve empacotá-lo e entregá-lo ao mercado a um preço que tenha em conta o trabalho desenvolvido, a receita especial, mas que permite também ela a competir com outros pratos de frango inferiores ou semelhantes.

Maria deve, portanto, ser capaz de obter os ingredientes com facilidade e regularmente, a um preço razoável. Ela vai precisar de um abastecimento eficaz, consistente e a custo razoável de energia eléctrica para manter o frango fresco. Ela vai precisar de pessoal produtivo e eficiente para trabalhar com ela. Ela vai precisar de transporte para o mercado que é eficiente, confiável e acessível. Ela vai precisar de acesso a materiais de embalagem. Se a Maria é capaz de garantir todas essas coisas, então ela será capaz de transformar a sua vantagem comparativa em vantagem competitiva - ela será capaz de entregar um produto melhor, a um bom preço, para o mercado. Ela será capaz de capitalizar sobre a receita e comercializar o seu produto.

Como é que a história de Maria equivale a Moçambique? Como mencionado acima, Moçambique tem muitos recursos que lhe dão uma vantagem comparativa em relação a outros países - os nossos recursos abundantes, litoral e assim por diante equivale à receita secreta da Maria. No entanto, como acontece com a receita, todas essas coisas são basicamente irrelevantes para o nosso desenvolvimento económico se não podemos comercializá-los. A fim de fazer isso, o sector privado precisa das mesmas coisas básicas, como a Maria. O sector privado precisa ter acesso a mão-de-obra qualificada, produtiva e eficiente, precisa abastecimento consistente e eficaz da energia eléctrica e precisa de infra-estrutura de transporte que permita às empresas aproveitar ao máximo as vantagens comparativas disponíveis.

Por exemplo, ter belas praias e uma longa costa é irrelevante para o sector de turismo, se os turistas não podem aceder a elas, ou só podem aceder a um custo que é muito caro em comparação com outros destinos. Ter a terra disponível para cultivar vários tipos de culturas é irrelevante se os agricultores devem importar insumos caros, não têm fornecimento de energia confiável para armazenar produtos frescos, e não podem fácilmente transportar mercadorias para o mercado devido à falta de estradas e infra-estrutura portuária e portanto, a sua produção é mais cara no mercado do que outros produtos de outros lugares.

Minerais ou gás ou praias ou terras férteis ou mão-de-obra não é a competitividade. O valor que é adicionado a partir de tais recursos é a competitividade. Recursos comparativos são importantes para criar uma base para a construção de vantagem competitiva. Mas, sem valor acrescentado, a produtividade, não há crescimento da competitividade. E outros países, muitas vezes, serão capaz de competir com os mesmos apesar das vantagens comparativas inferiores.

A competitividade é medida em grande parte pela produtividade, o que por sua vez é medida por valor acrescentado. Competitividade é vista quando as empresas e cadeias de valor são capazes de vender produtos e serviços a preços mais elevados e com maiores lucros do que os concorrentes. Uma economia competitiva constrói riqueza para as empresas, trabalhadores e agentes económicos - e essa riqueza pode ser usada para aumentar rendimento, ou para reinvestir na criação de vantagem ainda mais competitiva, como investir em melhorias na educação.

Assim, quando um país ou mesmo uma empresa ou indivíduo, como a Maria, pode ter uma vantagem comparativa, isso não significa necessariamente que eles terão uma vantagem competitiva. A fim de transformar a vantagem comparativa a uma vantagem competitiva, o ambiente de negócios deve permitir que a transformação ocorra. O ambiente deve fornecer infra-estrutura (transporte aéreo e terrestre, energia eléctrica, água) de alta qualidade e a custo razoável, deve fornecer mão-de-obra produtiva e deve ter um ambiente em que as empresas ou indivíduos podem facilmente comercializar as suas vantagens comparativas. E quando isso acontece, as economias, as empresas e os indivíduos podem desenvolver até o máximo do seu potencial. (Este artigo foi inicialmente publicado na Folha Empresarial no jornal O Pais em Outubro 2013)