Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

Saiba como a USAID trabalha para desenvolver capacidades em jovens moçambicanos recém-graduados nas instituições de ensino

Em Moçambique muitos são os jovens que depois de terminar os estudos universitários enfrentam grandes dificuldades para aceder ao primeiro emprego. Ciente deste desafio, a USAID através do Projecto SPEED trabalha com instituições de ensino nacionais com vista fornecer estágios profissionalizantes aos recém graduados e consequentemente construir capacidade nos jovens estudantes moçambicanos.

Depois de ver o pai a ter sua produção de gado reduzida devido ao deficiente conhecimento de técnicas na área, criou revolta em Simão Júnior que a pós concluir o ensino médio decidiu licenciar-se em Engenharia Agronómica pela Universidade Eduardo Mondlane como forma de auxiliar ao progenitor a incrementar a produção e produtividade através aplicação de técnicas modernas e experimentalmente testadas na agropecuária.

Há dois meses que se juntou ao Projecto SPEED como estagiário no portfólio de agricultura. “Aqui encontrei uma equipa extremamente dinâmica num ambiente multicultural que me permite crescer profissionalmente”

“Apoiar leis é ajudar as comunidades a desenvolver suas actividades de forma sustentável” considera Simão para quem no futuro vê-se a liderar programas ao desenvolvimento rural especialmente na componente de segurança alimentar, grande desafio para as comunidades rurais, particularmente.