Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

Emprego de estrangeiros - uma oportunidade ou uma ameaça?

A minha terra natal, o Reino Unido está actualmente num frenesi de discussão sobre a imigração de estrangeiros de países que aderiram recentemente à União Europeia. Sob a legislação da UE qualquer cidadão da União pode, em certas circunstâncias fixar residência e trabalhar em qualquer estado dentro da UE. Os britânicos estão preocupados com um potencial fluxo de pessoas da Europa de Leste à procura de trabalho no Reino Unido. Os argumentos que estou lendo nos jornais britânicos são, em muitos casos semelhantes aos que vimos recentemente na imprensa moçambicana sobre o afluxo de trabalhadores estrangeiros à Moçambique.

Na Grã-Bretanha não há nenhuma evidência específica disponível para apoiar os argumentos xenófobos actualmente aparecendo na imprensa. Muitos dos imigrantes que viajam para a Grã-Bretanha tem habilidades e estão ansiosos para se desenvolverem profissionalmente e de trabalhar duro. Aqueles que decidem de ficar contribuem para a economia, pagando seus impostos, investindo e abrindo negócios, ajudando as empresas existentes a crescer, fazendo trabalho nas suas comunidades e tornando o país a sua casa. Aqueles que não conseguem, porque eles não estão comprometidos com o trabalho duro, perca suas famílias, ou encontrar o clima desagradável, voltam para suas terras.

Britânicos defendem que os imigrantes estão roubando seus empregos" - no entanto a maioria dos imigrantes ou assumem cargos qualificados para os quais não há pessoas disponíveis localmente ou ocupam postos de trabalho não qualificados que os britânicos não estão dispostos a fazer. Em alguns casos eles investem e abrem empresas e empregam cidadãos britânicos a trabalhar para eles.

Obviamente há muitas diferenças nos perfis económicos de Moçambique e do Reino Unido. No entanto, o problema subjacente é a mesma. Em geral, as pessoas que vêm de fora para o trabalho não são bem-vindas e são vistos como uma ameaça. Dito isto, há poucas economias do mundo onde o trabalhador imigrante não tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento do país. Só precisa de considerar a América, que se orgulha de ter sido construído por imigrantes, África do Sul cujas minas dependem em grande parte do trabalhadores de Moçambique, Grã-Bretanha, que foi reconstruída após sucessivas guerras por pessoas da Índia, Caribe e África, ou as economias de Ásia e América do Sul muitos dos quais são multiculturais, devido a suas histórias de absorver trabalhadores migrantes.

Com o aumento da globalização no mundo moderno a migração de mão-de-obra é uma tendência crescente e um que todos os países devem abordar. Não é algo que pode ser completamente parado. Por isso, é algo que deve ser gerido de forma eficaz para o maior benefício do país anfitrião. A situação não deve, portanto, ser tratada pela xenofobia e a reacção hostil a todos os estrangeiros, mas em vez disso, deve ser visto como um desafio. As perguntas devem ser: como podemos fazer o melhor uso das pessoas que querem vir para o nosso país? O que eles podem fazer por nós?

Moçambique, como Grã-Bretanha, tem um problema significativo com o desemprego. Ambos os países têm um elevado número de pessoas relativamente pouco qualificados. Ao mesmo tempo, ambos os países são atraentes para imigrantes. No entanto, estes imigrantes muitas vezes trazem habilidades que não estão disponíveis no país anfitrião. Além disso, os estrangeiros pagam impostos e, em alguns casos abrem empresas que, em seguida, empregam nacionais. Eles transferem as suas habilidades, trabalhando ao lado de seus colegas dos países de anfitrião. Se eles gostam do país anfitrião possam ficar e investir e fazer o lugar de sua casa, continuando, assim, a contribuir ao longo de suas vidas. Se não gostam eles podem completar o seu contrato e, em seguida, voltar para casa, mas o que é importante é o que eles deixam para trás - os impostos pagos e as competências transferidas.

Num estudo recente sobre trabalho estrangeiro em Moçambique, que revisitou as conclusões de um estudo realizado em 2004, os autores descobriram que em 2004 e 2013, em Moçambique, enquanto a percepção popular é que emprego de estrangeiros é uma coisa ruim, na verdade estrangeiros legalmente empregados em Moçambique trazem habilidades que são transferidos para os colegas locais e também contribuem para que as empresas onde trabalham são capazes de se expandir, investir e, assim, contratar mais pessoal nacional. A pesquisa constatou que há um grande problema do lado da oferta de emprego em Moçambique, com poucas pessoas qualificadas disponíveis ou dispostos a trabalhar fora da capital. As empresas entrevistadas na pesquisa indicaram que sua preferência seria de contratar localmente, mas que, se as competências não estão disponíveis, em seguida, eles não têm escolha a não ser contratar estrangeiros.

Através de entrevistas com trabalhadores nacionais que tinha trabalhado para, ou ao lado de, colegas estrangeiros o estudo descobriu que quase todos viu os estrangeiros como uma oportunidade e não uma ameaça, indicando que os estrangeiros compartilharam habilidades, permitiu à empresa crescer e contribuiu com impostos.

No ambiente xenófobo actual causada pela crise financeira global e as preocupações mundiais sobre emprego acredito que qualquer país enfrentando um influxo de estrangeiros que procuram emprego deve perguntar a si mesmo algumas perguntas. O primeiro é, porque é que o meu país não possui as habilidades que esses estrangeiros podem fornecer? O segundo é, o que podemos fazer a médio prazo para resolver esta situação e garantir que as pessoas aqui são suficientemente qualificadas para que os estrangeiros não podem encontrar emprego aqui? E o terceiro é, nesse interino, o que esses estrangeiros nos oferecer em termos de habilidades, conhecimentos, experiência, investimento e imposto? Ao considerar essas questões com cuidado e de forma racional qualquer economia pode encontrar uma maneira de absorver e fazer uso de pessoas que procuram entrar legalmente e ser legalmente empregados, e, ao mesmo tempo, desenvolver a sua própria população, de tal maneira que, no médio prazo eles podem tomar o lugar dos estrangeiros. Emprego do estrangeiro deve, portanto, ser visto não como uma ameaça, mas como uma oportunidade - para investimentos, criação de empregos, geração de impostos e transferência de habilidades.

by Carrie Davies