Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

Empresários enaltecem o Fundo de Resiliência financiado pela USAID

Manuel Gabriel, é jovem produtor de frangos na Província de Cabo Delgado. Neste momento, Manuel possui dois aviários, uma na cidade de Pemba outra em Montepuez. A sua capacidade de produção é de 2 mil ovos por ciclo, longe das 8 mil poedeiras de que é capaz de produzir, mas que há muito não consegue devido a limitação do financiamento não obstante a crise causada pelo ciclone Kenedy e posteriormente a pandemia da Covid-19.

Face a situação, Manuel vê no fundo de resiliência as Micro Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), “uma grande oportunidade para alavancar seu negócio, incrementar a produção e contribuir para geração de emprego para outros jovens”. Tal como Manuel Gabriel, muitos empresários sedeados em Cabo Delgado, enaltecem o Fundo, agora lançado em Pemba a seguir o lançamento havido recentemente na cidade da Beira.

“É preciso maior compromisso e seriedade de todos nós empresários ao devolvermos o crédito, garantindo assim maior rotatividade” - apelou o Presidente do Conselho empresarial provincial- Mamudo Irage.

Visando estabelecer resiliência das MPMEs na área agrícola, o fundo é financiado pela USAID através do Projecto SPEED e a cerimónia de lançamento foi dirigida pelo Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo.