Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

Técnicos das autoridades licenciadoras formados em matérias de abastecimento de água

115 técnicos das 41 autoridades licenciadoras da região sul do país, cobrindo os municípios e governos distritais da Cidade e província de Maputo, Gaza e Inhambane beneficiaram-se recentemente de uma formação em serviço.

A formação liderada pela Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), ARA SUL com o apoio da USAID através do projecto SPEED+, é uma das acções que visa implementar o Decreto 51/2015 de 31 de Dezembro, que regula o fornecimento de água por provedores privados. 

Esta formação vem em resposta às dificuldades reportadas pelas autoridades licenciadoras de água e tinha por objectivo assistir tecnicamente os visados, dotando-lhes de melhores ferramentas para prosseguirem com a actividade de licenciamento dos sistemas privados de abastecimento de água potável.

Nos últimos 10 anos o número dos Fornecedores Privados de Água (FPA) cresceu significativamente, principalmente na região Sul do país. De acordo com o levamento feito pela DNAAS e SPEED+, Moçambique conta com cerca de 1841 FPA, que fornecem água a mais de 1.800,000 de pessoas através de ligação domiciliária ou fontenários.

Entre várias outras ferramentas providenciadas, o pacote de formação incluiu a apresentação e ajuste do requerimento de submissão do pedido de licenciamento, modelo de licença, planilhas ou fichas de registo de processos recebidos e expedidos, modelo de diferimento ou indeferimento dos pedidos e critérios para a avaliação das manifestações de interesse e pedidos de licenciamento.

A implementação efectiva do regulamento sobre os FPA irá permitir melhor monitoramento deste sector crítico pelo Governo, atrair investimentos privados que irá contribuir para melhorar o acesso à água potável as populações e ao alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável no sector que prevê o abastecimento universal de água até 2030.

A USAID através do projecto SPEED+ irá continuar a trabalhar com a DNAAS na implementação do regulamento, concretamente, na capacitação em matéria de monitoramento da disposição técnica um vez aprovada por diploma ministerial, cálculo de tarifa e outro assunto relevante relacionada com o exercido de abastecimento de água pelos fornecedores privados.