Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

Festival cultural da Reserva Nacional do Niassa estimula a conservação da biodiversidade

Com o objectivo de consciencializar as comunidades locais sobre a importância ecológica, económica, cultural e social da Reserva Nacional do Niassa promover e estimular o engajamento das comunidades para a conservação dos recursos naturais existentes, decorre entre 23 e 24 do corrente mês de Novembro em Mecula, a quinta edição do festival cultural da Reserva Nacional de Niassa (RNN), que tem como enfoque a promoção da conservação da biodiversidade.

O evento acontece sob o lema, “Cultura como meio de Conservação da Biodiversidade na Reserva Nacional do Niassa”, e junta grupos culturais das comunidades residentes na RNN e arredores, que constituem parceiros directos na promoção e conservação dos recursos naturais. Este evento tem em vista uma mudança de hábitos, costumes e atitudes, através do canto e dança, representações teatrais, desfile de bandas, artistas musicais; jogos tradicionais, entre outras modalidades estão agendadas para abrilhantar o evento.

 Dentre vários participantes, destaca-se a presença do conceituado grupo musical, Os Massukos, por sinal originário de Niassa e o Grupo Teatral Mutumbela Gogo.

 Com vista promover a sensibilização sobre a importância da conservação da biodiversidade, a USAID através do projecto SPEED+ apoia a realização do evento. Para efeito preparou uma peça teatral nesse sentido.

 A RNN foi criada em 1954 com o objectivo de proteger a vida selvagem, principalmente espécies protegidas de flora e fauna nela existentes, cobrindo uma área de aproximadamente 42.000 km², o que representa cerca de 1/3 da província do Niassa a maior área de conservação do País. A RNN possui uma rica fauna, composta essencialmente por elefante, mabeco, boi-cavalo, leão, zebra, búfalo, porco do mato elande imbabala, pala- pala, chango, impala, répteis, hipopótamo, hiena malhada, crocodilos, aves, peixes entre outras espécies.