Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

Governo e parceiros enaltecem o papel do fiscal na Conservação da Biodiversidade

Governo e parceiros enaltecem o papel do fiscal na conservação da biodiversidade 

A estreia mundial do filme “Na Linha da Frente” e a premiação dos melhores fiscais de algumas Áreas de Conservação nopais marcaram as actividades de comemoração do dia Internacional do Fiscal - última Terça-Feira (31 de Julho).

O filme/documentário é uma longa-metragem de cerca de 90 minutos que enaltece o importante papel dos fiscais do Parque Nacional de Gorongosa na nobre missão de proteger a vida selvagem.

O país tem sofrido de forma reiterada incursões de furtivos que abatem de forma indiscriminada, espécies de fauna e flora, especialmente nas Áreas de Conservação, colocando em perigo a sustentabilidade das mesmas. Foi nesta perspectiva, que Celmira da Silva, Vice-Ministra da Terra e Desenvolvimento Rural, congratulou o cometimento e devoção dos fiscais, que, no contexto nacional, mesmo trabalhando numa realidade de falta de meios materiais e financeiros, corajosamente combatem o crime contra a vida selvagem, ao se colocarem na linha da frente na protecção da mesma.

Os laureados, por sua vez, agradeceram a distinção, tendo, no entanto, deixado ficar as condições de perigo com todos os dias trabalham

“Particularmente na Reserva do Niassa os furtivos costumam ser tanzanianos, eles trazem AK-47 para abater os animais e nós utilizamos caçadeiras”, lamentou as precárias condições, Fernando Acamelo, afecto a Reserva do Niassa, em entrevista ao jornal O País.

Segundo dados da Administração Nacional de Áreas de Conservação, Moçambique possui cerca de 1.200 fiscais dos mais de 1.300 fiscais necessários para combater a caça furtiva reiteradamente perpetrada pelos caçadores em 14 reservas e parques que o país possui.

«O número de fiscais de que dispomos actualmente é insuficiente, porque seriam necessários cerca 2.500 fiscais», frisou o Director dos Serviços de Protecção e Fiscalização, Carlos Lopes Pereira, por ocasião do Dia Internacional dos Fiscais da Florestais e Fauna Bravia.

Proclamada pela Federação Internacional de Fiscais, o evento que teve lugar na cidade de Maputo, contou com a presença dos membros do Governo, comunidade empresarial e diplomática, sendo a destacar a presença do Embaixador dos Estados Unidos em Moçambique, Sr. Dean Pittman.

As cerimónias foram organizadas pela Administração Nacional das Áreas de Conservação em parceria com o Parque Nacional de Gorongosa e a USAID através do Programa SPEED+ que apoia o Governo de Moçambique na área de Conservação da Biodiversidade, especificamente na melhoria de políticas para a Conservação da Biodiversidade, reforço de consciencialização, promoção de investimento e de parcerias colaborativas na gestão das áreas de conservação.