link

Procedimento para Contratação de Cidadãos de Nacionalidade Estrangeira

18 May, 2017 – 9:11 am

Segundo um comunicado de imprensa da ACIS (Associação de Comércio, Indústria e Serviços), o Acórdão do Conselho Constitucional declara inconstitucional a norma contida no n⁰ 7 do artigo 27 do Regulamento dos Mecanismos e Procedimento para Contratação de Cidadãos de Nacionalidade Estrangeira, que permite ao Ministro que superintende a área do trabalho interditar contratos de trabalho daqueles cidadãos, por violação de princípios, leis e normas da República sem direito a defesa e contraditório.

O Decreto nº 55/2008, de 30 de Dezembro, que aprova o Regulamento de Contratação de Cidadãos de Nacionalidade Estrangeira (o “RCCE”), introduziu mecanismos e procedimentos para a contratação de cidadãos estrangeiros em Moçambique. Aquando da discussão do RCCE com o sector privado, o foco principal era a simplificação das exigências processuais e a negociação do âmbito do regime de quotas. Nesse contexto, foi introduzido o nº 5 do artigo 22 no RCCE sem que se tivesse uma compreensão completa de seu potencial de aplicação e efeitos. Estabelece o citado nº 5 do artigo 22 no RCCE que:

“em caso de violação dos princípios plasmados na Constituição da República e demais leis e normas vigentes no país, o exercício do direito ao trabalho por parte do estrangeiro em causa pode ser interdito por despacho do Ministro que superintende a área do trabalho”

Ler mais detalhes no comunicado de imprensa da ACIS (Associação de Comércio, Indústria e Serviços)

Comunicado de Imprensa da ACIS


Share this post:  facebooktwittergoogle_pluslinkedinfacebooktwittergoogle_pluslinkedin

Leave a Reply

The information provided on this Web site is not official U.S. Government information and does not represent the views or positions of the U.S. Agency for International Development or the U.S. Government. This website is made possible by the support of the American People through the United States Agency for International Development (USAID.) The contents of this website are the sole responsibility of Nathan Associates Inc. and do not necessarily reflect the views of USAID or the United States Government

Quick Links:
Terms of Use
Privacy Policy
Site Map
Contact Us
Facebook


Share this post:  facebooktwittergoogle_pluslinkedinfacebooktwittergoogle_pluslinkedin