Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

Documentário sobre os guardas do Parque Nacional Gorongosa conquista o prémio "Sol de Oro" em Barcelona

O documentário “Na Linha da Frente” que retrata a formação a que homens e mulheres se submetem para se tornarem guardas florestais no Parque Nacional da Gorongosa ganhou o prémio 'Golden Sun' da XX edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICMA) em Barcelona, Espanha.

O Festival, realizado em Barcelona de 2 a 9 de Novembro, é o maior evento de cinema ambiental da América Latina e já exibiu mais de 120 filmes de cerca de quarenta países.

O filme vencedor é dirigido pela italiana-argentina Carla Ribal e pelo norte-americano James Byrne. No momento de entrega do prémio a membro do júri, Anna Mulà, disse sobre a longa-metragem "Na Linha de Frente” que "o rigor na encenação dirige o espectador para o grave problema da caça ilegal e o seu impacto na conservação das espécies", explicou.

Recorde-se que o documentário foi exibido pela primeira vez ao público em Julho, em Maputo, no âmbito das comemorações do Internacional do Fiscal, evento organizado pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) em parceria com o Parque Nacional de Gorongosa e a USAID através do Programa SPEED+ que apoia o Governo de Moçambique na área de Conservação da Biodiversidade, especificamente na melhoria de políticas para a Conservação da Biodiversidade, reforço de consciencialização, promoção de investimento e de parcerias colaborativas na gestão das áreas de conservação.

Fonte: Club of Mozambique