Supporting the Policy Enabling Environment for Development
USAID SPEED

AFORAMO reiteira compromisso de continuar a contribuir para levar a água para todos

Levar água potável para toda a população moçambicana é a meta renovada pelo Presidente da Associação dos Fornecedores de Água de Moçambique (AFORAMO), Adriano Chirute, falando durante a conferência AQUASHARE e Expo PLAMA, que decorreu em Maputo entre os dias 21 e 23 do corrente mês.

Com vista alcançar este repto que é também das Nações Unidas, através do número seis dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis, a agremiação pretende continuar a expandir os seus serviços para a zona Centro e Norte do país, uma vez que actualmente é mais interventiva na região Sul.

Neste momento, segundo disse o Presidente da AFORAMO, o desafio é continuar a melhorar os actuais sistemas de abastecimento de água para elevar a qualidade dos serviços prestado às comunidades beneficiárias e assegurar os padrões internacionalmente exigidos para a comercialização. Adriano Chirute acrescentou que a agremiação recorre a laboratórios de análise acreditados, que segundo, disse o número é inferior em relação a demanda daí a necessidade de buscar parceiros nesta perspectiva, acrescentou Adriano Chirute.

O evento reuniu o sector privado, público, instituições académicas e profissionais do sector de água para discutir soluções sustentáveis de explorar o negócio de água sem comprometer o desenvolvimento sustentável.

A AQUASHARE e Expo PLAMA da Plataforma de Águas de Moçambique, eventos que ocorrem simultaneamente contou com a presença do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, que visitou à exposição, no local, das empresas que actuam no sector de água no país tendo dedicado algum tempo para apreciar o stand da AFORAMO e interagir com este grupo.

A AFORAMO que congrega os operadores privados do sector é apoiada pela USAID, através do projecto SPEED+ na implementação e divulgação do Decreto 15/2015 inerente ao licenciamento dos Sistemas Privados de Abastecimento de Água, pertencentes aos Fornecedores Privados de Água, componente essencial do serviço de abastecimento de água, particularmente nas áreas urbanas, e muitas vezes oferecem a única opção para os consumidores.